Kairouan, Tunísia – Mesquita do Barbeiro

A Mesquita do Barbeiro, que inclui o Mausoléu do Barbeiro, é local de peregrinação para os muçulmanos do Norte de África. Segundo a lenda, foi aí sepultado Abu Zama el Belaoui, um companheiro de Maomé que terá transportado até à morte três pêlos da barba do Profeta. Além da tumba e mesquita, o complexo agrega ainda uma escola e um funduq (albergue) para acolher os peregrinos, exibindo um conjunto de claustros com trabalhos refinados em estuque e cerâmica.  Kairouan é considerada pelos muçulmanos a quarta cidade sagrada do Islão, a seguir a Meca, Medina e Jerusalém.

7 thoughts on “Kairouan, Tunísia – Mesquita do Barbeiro

  1. Bean Fely:
    até ao presente momento foi nos países árabes que me senti mais seguro e onde nunca tive o mais pequeno problema, ao contrário de outros ditos mais seguros.
    Saudações!

  2. Como nunca fui a nenhum pais árabe não posso pronunciar-me a cerca da segurança. Mas acredito que para os homens não haverá grandes problemas. O pior mesmo é para as mulheres.

    Este painel de azulejo mete inveja a muita (boa) azulejaria portuguesa.

  3. Remus:
    sem dúvida um belíssimo painel em que os árabes são exímios. Quanto à segurança para as mulheres, e daquilo que me foi possível verificar nas minhas viagens, nunca observei nenhum caso digno de relevo que possa sair do trivial. O que se passa é que em grande parte dos países árabes em que o turismo é fonte importante de rendimento (Egipto, Síria, Jordânia, Turquia, Marrocos, Tunísia) o turista é protegido e muito respeitado, seja homem ou mulher. Em primeiro lugar porque faz parte da tradição árabe bem receber, e em 2º lugar porque se trata, obviamente, da tal fonte de rendimento que interessa preservar.

  4. Ola boa tarde bom sou Brasil de manaus e estou noiva de um mulçumano que reside em Kairouan, mais para eu pode casar tenho que me converter ao islã eu aceito a proposta, mais queria saber se quando eu chegar la irei casar logo eu me converter antes? guardo respostas!

Deixe o seu comentário! Ainda não paga imposto, por enquanto...

