Paris, França – Honoré de Balzac no cemitério Père Lachaise

Honoré de Balzac (Tours, 20 de Maio de 1799 – Paris, 18 de Agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável pelas suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. A sua obra magna, A Comédia Humana, consiste de 95 romances que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia, após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815. Balzac tinha uma enorme capacidade de trabalho, usada sobretudo para cobrir as dívidas que contraía. De certo modo, essas dívidas foram a razão pela qual, desde 1862 até sua morte, se dedicou incansavelmente à literatura. A sua extensa obra influenciou nomes como Marcel Proust, Émile Zola, Charles Dickens, Fyodor Dostoyevsky, Henry James, Machado de Assis e Ítalo Calvino, e é constantemente adaptada para o cinema. Honoré de Balzac descansa no cemitério Père Lachaise, o maior de Paris e talvez o mais famoso do mundo. Fica situado no vigésimo arrondissement da capital francesa e foi oficialmente aberto em 21 de Maio de 1804. Lá estão sepultados grandes vultos mundiais das artes, cultura e política. Ao sul do cemitério encontra-se o Muro dos Federados, contra o qual 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados em 28 de Maio de 1871.

Anúncios

3 thoughts on “Paris, França – Honoré de Balzac no cemitério Père Lachaise

  1. Gostei da opção por um enquadramento lateral, em vez de um enquadramento de frente.
    Mas para mim, o melhor da fotografia é a forma como a luz incide no musgo das escadas.

  2. Bela imagem!! Apesar de meio fúnebre, adoro visitar cemitérios interessantes ao redor do mundo! Por acaso é também neste que está Voltaire e Jim Morrisson?

    Curioso ver Balzac aqui, logo agora que sou uma balzaquiana… haha

    Abs!

  3. Fê Costta:

    É correcto. Não só Jim Morrison, mas também Oscar Wilde, Edith Piaf, Rossini, Marcel Proust, Delacroix, Maria Callas, Chopin, Moliere, etc, etc. Voltaire, creio que está sepultado no Panteão Nacional.

Deixe o seu comentário! Ainda não paga imposto, por enquanto...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s