Amesterdão, Holanda – Sinagoga Portuguesa

023-Amsterdam

No seguimento da introdução do Tribunal da Inquisição em Portugal no ano de 1540, grande parte dos judeus portugueses que recusaram a conversão ao catolicismo encontraram na Holanda refúgio. Por volta de 1599 havia apenas cerca de uma centena deles em Amesterdão, mas por volta de 1725 seriam já 2500 e em ritmo acentuado de crescimento. Mais tarde, resultado da vontade da congregação de judeus de origem sefardita (ibéricos) da cidade (Congregação Israelita Portuguesa de Amesterdão), deu-se início à construção da Sinagoga Portuguesa de Amesterdão, que viria a ser inaugurada em 2 de Agosto de 1675. Actualmente, depois dos efeitos do Holocausto, não existirão mais do que 700 membros da congregação, tendo, no entanto, a sinagoga escapado milagrosamente à destruição nazi. O templo continua aberto ao público todos os dias (à excepção de Sábado) das 10 horas às 16 horas e o sefardi ainda continua a ser utilizado como língua litúrgica.

Anúncios

3 thoughts on “Amesterdão, Holanda – Sinagoga Portuguesa

  1. Nunca entrei dentro de uma sinagoga. Da ultima vez que fui a Belmonte, ainda tentei entrar na de lá, mas estava fechada.
    Mas pelo menos ao ver esta fotografia, já fico com uma ideia de como são as coisas.
    🙂

  2. Já fui a Amesterdão, mas não me lembro de ter entrado nessa sinagoga, optámos por visitar lugares mais duvidosos e outros igualmente bonitos. Amesterdão é uma cidade de sonho, se lá voltar, vou-me redimir e visitar a sinagoga 🙂

    • …que até não fica assim tão longe dos tais “lugares duvidosos”…
      Mas no que a “lugares duvidosos” diz respeito, muitos assim apelidados não me deixam dúvidas nenhumas, enquanto outros de forma inversa já me causam bastantes dúvidas…
      Saudações!

Deixe o seu comentário! Ainda não paga imposto, por enquanto...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s