Corunha, Espanha – Maria Pita

117-corunhapr-mariapita

Maria Pita é o nome da Praça (nada de confusões!) e deriva precisamente da heroína espanhola, cujo nome completo é Maria Maior Fernandes da Camara Pita, nascida precisamente na Corunha em 1560.

Ora, e o que é que esta Pita fez de tão extraordinário que merecesse o nome de uma das principais praças da Corunha, onde até fica localizado o “ayuntamiento”, a câmara municipal lá do burgo?

Pois bem, esta Pita, um pouco ao estilo Padeira de Aljubarrota, aquando do cerco inglês à Corunha, em 1583, conseguiu derrotar o soldado inimigo que transportava a bandeira inglesa, e com a dita cuja nas mãos incentivou a população da Corunha, que se encontrava praticamente dominada, a lutar e vencer as tropas inglesas.

Reza a história que morreu em 1643 e está sepultada no Convento de Santo Domingo, nesta cidade da Galiza.

2 thoughts on “Corunha, Espanha – Maria Pita

  1. Recordo-me perfeitamente disso. Não da tal revolta galega, porque não sou assim tão velho. Mas da vez que fui à Corunha (só lá fui uma única vez), era um pré-adolescente com as hormonas aos saltos e esse nome “pita” estava escarrapachado em todos os lados. Uma grande parte das lojas eram qualquer coisa ligada à Pita. Era Pita para isto, era Pita para aquilo… e está-se mesmo a ver o que andava na minha minha mente sempre que lia essa palavra.
    Já da praça não tinha qualquer memória.Só tinha memória de ver a palavra Pita escrita em todo o lado.
    😀

  2. Confesso que não conheço a Maria… só a Bibá…
    Bibá Pita… quando compro a Caras, para ver as fofocas dos famosos…
    Ganda Maria, que resolveu tudo à bandeirada… é cá das minhas… quando se me chega a mostarda ao narizinho… saiam-me da frente… porque sai labareda…
    Gostei de ver a praça que desconhecia e saber a sua história…
    Só teria feito um cortezinho de nada à esquerda, na foto… aquele pedacinho de edifício branco, e a janelinha… são um bocadinho distractivos…
    Saudações à pazada…
    Ana

Deixe o seu comentário! Ainda não paga imposto, por enquanto...

