Freetown Christiania, ou apenas Christiania, é uma Comuna na cidade de Copenhaga que ocupa uma área de 7,7 hectares e com cerca de 1000 residentes. Situada num antigo aquartelamento militar abandonado em 1971, a área foi inicialmente ocupada pelos habitantes do bairro vizinho para recreio das crianças, mas também como protesto contra o Governo pela falta de habitação acessível. Nesse mesmo ano, aproveitando a corrente hippie, colectivista e anarquista, foi declarada cidade livre e a canção “You Can Not Kill Us”, escrita por Tom Lunden da banda Bifrost, tornou-se o hino de Christiania. Considerada uma das maiores atracções turísticas de Copenhaga, a “cidade”, tida como símbolo progressista sem paralelo em mais nenhum lugar do mundo e com leis próprias estabelecidas independentes das dinamarquesas, viu-se ao longo dos tempos envolvida em polémica devido à permissão do consumo livre de drogas e problemas relacionados com o seu tráfico.
…lá está!…Não há bela sem senão!
A ideia inicial foi muito meritória, mas se já descambou em quartel de droga e afins…digo NÃO!
Pensei que já tivesse abalado de fèrias sem nos dar cavaco… 😛
GostarGostar
Cartel, não quartel…e férias com acento grave também não uso disso, enfim…coisas de pouca monta, porém evitáveis, se eu fosse menos taralhouca.
Saudações atempadas. 🙂
GostarGostar
Lá se foi a peace and love…penso que, depois dos acontecimentos que falas, já impera de novo a lei dinamarquesa, ou não?
GostarGostar
Em todo o lado existem sempre ovelhas negras. E quase todas as ovelhas negras, só querem e exigem os direitos, mas nunca querem saber dos deveres.
GostarGostar
Free Britney!… Free Christiania!… Not Free Berardo, Salgado… e mais uma lista deles, para o caldo não ficar entornado!…
Uma cidadezinha onde me sentiria em casa… Anarquia forever!… Agrada-me!…
Saudações passadas!
Ana
GostarGostar