Pulo do Lobo, Mértola, Portugal

O Pulo do Lobo fica situado a norte de Mértola no Parque Natural do Vale do Guadiana. Neste local o rio Guadiana atravessa uma garganta rochosa muito apertada e algo inclinada, provocando uma passagem rápida e barulhenta das suas águas que depois desaguam num lago de águas calmas. O nome do local deriva precisamente de uma lenda que reza que um lobo em caça transpunha as margens rochosas de um só pulo.

3 thoughts on “Pulo do Lobo, Mértola, Portugal

  1. Tal e qual. Se bem que actualmente e também na foto do Roadrunner, o caudal do Rio Guadiana seja tão fraquinho que a proeza do lobo perde um bocado a grandeza da façanha da Lenda. 🙂 Lá ao fundo podem ver-se os passadiços, obra que veio facilitar, e muito, o acesso pedonal a esse sítio, que já em criança ouvia falar. Tinha um tio caçador que ia muito para essa serra à caça de javalis.
    Resta-me felicitá-lo pela fantástica foto.
    Gostei muito. 🙂

    Gostar

  2. Isso quer dizer que já existiram lobos no Alentejo. Actualmente acho que já só existem no Norte. Ou então, nunca existiram lobos no Alentejo e essa lenda só tudo uma fabricação. Ás tantas era uma lebre disfarçada de lobo.
    😛

    Já ouvi e vi fotografias deste Pulo do Lobo, nunca nunca lá fui espreitar para ver como era realmente ao vivo e a cores.

    Gostar

  3. Cá para mim era um lince… e com a mania dos exageros a história evoluiu para um lobo…
    Pois gostei de ver! E da maneira que os nossos rios andam a minguar em tempo de seca… será mais Pulo de Gato, no futuro…
    Saudações lendárias
    Ana

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s